Notebook e Macbook: Conserto, assistência técnica e Manutenção em brasília.

Blog DS Informática

Computador gamer: O que é? Como montar?

Saiba como montar um pc gamer
Guia de Conteúdo

E aí, galera! Tudo beleza? Se você é apaixonado por games, já deve ter ouvido falar em computador gamer, não é mesmo? Mas você sabe o que é isso e como montar o seu próprio? Bom, se a resposta for “não”, relaxa que eu estou aqui para te ajudar!

Neste artigo, vou explicar tudo sobre computadores gamers, como montar um e quais as vantagens de ter um desses em casa. Então, bora lá?

O que é um computador gamer?

Um computador gamer é basicamente um PC que foi projetado e montado com componentes específicos para proporcionar a melhor experiência de jogo possível. Isso inclui um bom processador, uma placa de vídeo potente, memória RAM suficiente e um sistema de refrigeração eficiente. O objetivo é garantir que o computador seja capaz de rodar os jogos mais pesados e exigentes sem travar ou sofrer com lentidão.

Agora que você já sabe o que é um computador gamer, vamos entender como montar um do zero?

Escolhendo os componentes certos

O primeiro passo para montar um computador gamer é escolher os componentes que vão compor a sua máquina. A seguir, vou te dar algumas dicas do que levar em consideração na hora de escolher cada um deles.

Processador (CPU)

O processador é o cérebro do computador e é responsável por executar todas as tarefas que você pedir. Para jogos, é importante escolher um processador potente, que consiga dar conta do recado sem gargalos. Marcas como Intel e AMD têm ótimas opções no mercado, como os processadores Intel Core i5, i7 e i9, ou os AMD Ryzen 5, 7 e 9.

A parte principal de um pc gamer é a placa de vídeo
A placa de vídeo é o coração do seu computador gamer. (Foto: Envato Elements)

Placa de vídeo (GPU)

A placa de vídeo é o coração do seu computador gamer. Ela é responsável por renderizar as imagens e garantir que o jogo rode suave e com qualidade gráfica. Aqui, o investimento vale a pena. Algumas das melhores placas do mercado são as NVIDIA GeForce RTX 30xx e as AMD Radeon RX 6000 series.

Memória RAM

A memória RAM é onde o computador armazena informações temporárias enquanto você joga. Quanto mais RAM, melhor o desempenho do PC em multitarefas e em jogos que exigem muito da máquina. O ideal é ter pelo menos 16 GB de RAM, mas se você puder investir em 32 GB, melhor ainda!

Placa-mãe

A placa-mãe é o componente que conecta todos os outros. Ela deve ser compatível com o processador e a placa de vídeo que você escolheu. Fique de olho também nas conexões disponíveis, como slots de memória RAM, USB e conectores de energia.

Armazenamento (HD e SSD)

O armazenamento é onde você vai guardar seus jogos, programas e arquivos. Atualmente, é comum utilizar uma combinação de HD (disco rígido) e SSD (unidade de estado sólido) para obter um bom espaço de armazenamento sem sacrificar a velocidade. Instale o sistema operacional e os jogos no SSD para garantir um carregamento mais rápido e deixe o HD para armazenar arquivos pessoais e outros programas.

Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é responsável por fornecer energia para todos os componentes do seu computador gamer. É fundamental escolher uma fonte de qualidade e com potência suficiente para dar conta de todos os componentes. Uma dica é utilizar uma calculadora de potência online para saber qual a fonte ideal para o seu projeto.

Sistema de refrigeração

Manter a temperatura dos componentes sob controle é essencial para garantir o bom funcionamento do seu computador gamer. Você pode optar por um sistema de refrigeração a ar, que é mais simples e barato, ou por um sistema de refrigeração líquida, que é mais eficiente e silencioso, mas também mais caro.

Gabinete

O gabinete é a “casa” do seu computador gamer. Ele deve ser espaçoso o suficiente para acomodar todos os componentes e garantir uma boa ventilação. Além disso, escolha um design que combine com o seu estilo!

Montando o seu computador gamer

Agora que você já escolheu todos os componentes, é hora de montar o seu computador gamer. Se você não se sentir seguro para fazer isso sozinho, é importante contratar um profissional qualificado.

Mas, se quiser encarar o desafio, siga os passos abaixo:

a) Prepare o local de trabalho: Escolha um local limpo e organizado para montar o seu PC. Separe todas as ferramentas necessárias, como chaves de fenda e alicates.

b) Instale o processador na placa-mãe: Abra o soquete da placa-mãe e encaixe o processador cuidadosamente, alinhando os pinos. Feche o soquete e trave.

c) Instale o cooler do processador: Aplique uma pequena quantidade de pasta térmica no processador e encaixe o cooler, seguindo as instruções do fabricante. Conecte o cabo do cooler na placa-mãe.

d) Instale a memória RAM: Abra os encaixes dos slots de memória e encaixe os módulos de RAM, aplicando uma leve pressão até ouvir um clique.

e) Instale a placa-mãe no gabinete: Fixe a placa-mãe no gabinete utilizando os parafusos apropriados. Certifique-se de que todos os conectores e entradas estão alinhados com as aberturas do gabinete.

f) Instale a placa de vídeo: Encaixe a placa de vídeo no slot PCI Express da placa-mãe e fixe-a com parafusos no gabinete.

g) Instale o armazenamento (HD e SSD): Coloque os dispositivos de armazenamento nos compartimentos apropriados e conecte os cabos SATA e de energia.

h) Instale a fonte de alimentação: Posicione a fonte de alimentação no compartimento do gabinete e conecte todos os cabos necessários aos componentes do computador.

i) Conecte os cabos do gabinete na placa-mãe: Ligue os cabos do painel frontal do gabinete (botão de ligar, LEDs, USB, áudio, etc.) nos conectores apropriados da placa-mãe.

j) Organize os cabos: Use abraçadeiras ou velcro para organizar os cabos dentro do gabinete, garantindo que eles não atrapalhem a circulação de ar.

k) Feche o gabinete: Com tudo devidamente instalado e organizado, feche o gabinete e parafuse a tampa.

l) Instale o sistema operacional e os drivers: Ligue o computador e instale o sistema operacional de sua preferência (Windows, Linux, etc.). Em seguida, instale os drivers necessários para o funcionamento correto dos componentes, como placa de vídeo, placa-mãe e rede.

m) Teste o computador gamer: Rode alguns jogos e programas para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que o desempenho esteja de acordo com o esperado.

Sim, são muitas etapas e alguns processos podem não ser tão simples, além de que, se executados de forma errada, podem danificar todo o equipamento. Por isso, vale lembrar que o ideal é você buscar ajuda profissional.

Contratar um profissional qualificado garantirá que seu pc gamer fique perfeito
Lembre-se de procurar um profissional qualificado. (Foto: Envato Elements)

Vantagens de ter um computador gamer

Agora que você já sabe o que é um computador gamer e como montar um, vamos falar sobre as vantagens de ter um desses em casa.

Desempenho superior

Com um computador gamer, você terá um desempenho muito melhor em jogos e programas pesados, garantindo uma experiência mais fluida e agradável.

Personalização

Montar o seu próprio computador gamer permite escolher os componentes que melhor se adaptam às suas necessidades e preferências, resultando em uma máquina única e personalizada.

Atualização fácil

Quando você monta o seu próprio PC, fica mais fácil fazer upgrades de componentes no futuro, mantendo o seu computador sempre atualizado e pronto para rodar os jogos mais recentes.

Maior controle sobre o orçamento

Montar um computador gamer permite que você escolha os componentes de acordo com o seu orçamento, garantindo a melhor relação custo-benefício possível.

Aprendizado

Montar o seu próprio computador é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre hardware e como os componentes funcionam juntos.

Conclusão

E aí, curtiu o nosso guia sobre computadores gamers e como montar o seu próprio? Espero que tenha sido útil e que agora você esteja pronto para embarcar nessa aventura e montar a máquina dos seus sonhos!

Lembre-se de sempre pesquisar bem antes de comprar os componentes e, se necessário, pedir ajuda a alguém mais experiente. Agora é só curtir os seus jogos favoritos com todo o poder que um computador gamer pode oferecer!

Precisa de ajuda para montar seu computador gamer ou está precisando de uma assistência técnica especializada? A DS Informática possui técnicos altamente qualificados que vão te ajudar na sua escolha ou na montagem da sua nova máquina.

Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

A DS Informática

Manutenção de Notebooks - DS Informática

Veja Também