Notebook e Macbook: Conserto, assistência técnica e Manutenção em brasília.

Blog DS Informática

Qual a Diferença entre Laptop e Notebook?

Qual a diferença entre laptop e notebook
Guia de Conteúdo

Você sabe qual a diferença entre laptop e notebook? Embora sejam considerados por muitos como a mesma coisa, saiba que existem diferenças entre esses aparelhos.

A definição de laptop ou notebook é bem simples. Trata-se de um computador portátil que pode ser usado com bateria ou na tomada.

Além disso, o aparelho foi desenvolvido pensando no transporte e conveniência. Nos padrões da atualidade, dificilmente um laptop irá pesar mais de 5 quilos.

Então, a característica principal de um computador portátil é unir as funcionalidades de um computador comum em uma única unidade compacta.

Portanto, é óbvio que desenvolver e produzir um computador portátil é mais complicado do que desenvolver computadores de mesa.

Pois, os componentes do computador portátil devem ser pequenos, usar pouca energia e produzir menos calor que componentes de desktops, uma vez que as saídas de calor são menores.

Por esse motivo é muito mais fácil você encontrar um aparelho portátil com as mesmas capacidades de um aparelho convencional, porém mais caro.

Sabe-se que o uso de tecnologia de telas finas, além de incentivar o desenvolvimento e a busca por imagens mais perfeitas, também foi um grande passo dos notebooks para redução de tamanho.

Como surgiu o Notebook/Laptop?

Após o surgimento dos Desktops, tornou-se necessário a necessidade de uma máquina que tivesse a função portátil.

Pois, muitos jornalistas, por exemplo, alegavam querer escrever fora do trabalho, ou ainda publicar seus textos de outros lugares, mas não tinham um computador no colo que possibilitasse tal ato.

Então, na década de 90 surgiu o Laptop. Sua tradução significa “em cima do colo”. Ou seja, um computador portátil que poderia passear por todo e qualquer lugar.

Porém, com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, ele foi sendo adotado com o nome de Notebook.

Pois, seu tamanho era bastante semelhante ao de um caderno e poderia ser transportado do mesmo modo.

Enfim, dizem os sábios da evolução tecnológica que os Laptops geralmente são maiores que os Notebooks.

Mas, atualmente, ficou tudo tão igual que o nome é apenas uma questão de preferência.

Diferença de Laptop e Notebook

Qual a Diferença entre Laptop e NotebookAo decidir por um laptop ou notebook, é muito importante que você foque no trabalho que de fato deseja realizar. (Pixabay)


Geralmente os
Laptops oferecem mais serviços internos do que o Notebooks, além da capacidade de ser atualizado.

Portanto, se você só deseja compor e enviar documentos, o dispositivo será suficiente. Confira outras diferenças de notebook e laptop:

     1. Portabilidade

Embora os dois aparelhos sejam portáteis, os notebooks geralmente são menores e mais leves, logo, se você estiver sempre trabalhando em movimento, eles são mais benéficos.

Só para você ter uma ideia, o tamanho da tela de um notebook é entre 12 e 14 centímetros, enquanto o tamanho da tela de um computador portátil é de 14 a 17 polegadas.

Logo, na teoria você pode comprar um notebook ou laptop com tamanho de tela bem parecido.

Portanto, se o trabalho que você estiver realizando exige uma tela maior, o melhor caminho a percorrer é o laptop.

     2. Função

No que diz respeito à função, tanto o laptop quanto o notebook, possuem teclado embutidos para que você possa fazer o seu trabalho e navegar na internet.

Portanto, o teclado de um notebook é consideravelmente menor do que o de um computador portátil.

Pois, ao contrário dos laptops, os notebooks não possuem unidades de disquetes internos. Sem falar da falta de unidades de CD e DVD também. Mas ambos conseguem se conectar à internet.

Desse modo, um notebook pode assistir a vídeos e músicas postados online, porém, não pode reproduzir vídeos ou música em um CD, ou DVD pessoal, exceto se você comprar um drive externo.

Enfim, os dois aparelhos são equipados com processadores de estilo centrinho, permitindo capacidade sem fio.

    3. Bateria

Tanto o laptop, quanto o notebook são operados com bateria, mas também pode ser conectado a uma tomada com um carregador.

Geralmente, o laptop tem menos vida útil da bateria por carga do que um notebook. Em torno de uma a duas horas a menos, pois exige mais energia da bateria para funcionar.

Devido à falta de CD e DVD, o notebook usa menos energia, além de um subsistema de gráficos mínimos.

E quanto aos benefícios de uma vida mais longa da bateria, vai depender de quantas vezes você usa seu computador portátil longe de uma tomada.

Em suma, se você gosta de trabalhar fora, ou em qualquer outro lugar que não possui tomada, os notebooks são o melhor caminho a percorrer.

Vantagens de comprar um Notebook ou um Laptop

Considerando comprar um notebook ou laptop? Saiba que cada produto de tecnologia atualmente é excelente em alguns parâmetros, enquanto têm limitações em outros aspectos.

E com os notebooks e laptops não seria diferente. Ambos vêm com pontos fortes e pontos fracos.

Portanto, ao pensar em adquirir qualquer modelo de notebook ou laptop no mercado, é de extrema importância que você se familiarize com suas características. As principais vantagens de comprar um notebook são:

  • Como você viu acima, a primeira é a principal vantagem ao comprar um notebook ou laptop é a mobilidade.
  • O produto já vem acabado, podendo ser usado sem dispositivos adicionais.
  • Acesso à internet por meio da tecnologia sem fio.
  • Operações offline, podendo funcionar offline com bateria.

Notebook ou Laptop? Qual escolher?

 

Finalizando, apesar de suas diferenças de laptops e notebooks, tornaram-se sinônimos um com o outro.

Os dois aparelhos são projetados para operar computadores portáteis, como também podem ser usados como um computador de substituição em casa, embora os laptops ofereçam recursos mais próximos aos encontrados em PCs desktop.

Outro ponto importante que você precisa saber é que dependendo das atualizações e recursos instalados, os laptops podem ser mais caros do que os notebooks. E não dá para falar de laptop e notebook sem pensar em assistência técnica, não é mesmo?

Então, antes de mandar o seu notebook para assistência, não deixe de dar uma passadinha na DS Informática. Lá você vai encontrar uma equipe de profissionais treinados e altamente qualificados para melhor te atender e cuidar do seu notebook.

A DS Informática

Manutenção de Notebooks - DS Informática

Veja Também