Quer trocar de notebook e não sabe por onde começar? Neste artigo, você vai aprender a escolher o melhor equipamento, de acordo com a sua necessidade. São tantas marcas e opções, que na hora de escolher fica difícil saber qual modelo é o mais adequado para você.
Para fazer uma boa compra é preciso considerar os aspectos do hardware do equipamento, como a velocidade do processador, memória, qual o tipo de armazenamento, opções de entrada e placa de vídeo. Além disso, é preciso analisar o design do produto, a qualidade da tela e outras especificações técnicas.
Todas essas características podem encarecer ou baratear o notebook e nem sempre o mais caro é o mais indicado para o seu perfil de utilização. Se você for estudante e precisa de um computador apenas para navegação na internet, por exemplo, você pode optar por um notebook mais em conta, diferente de quem utilizaria a máquina para games pesados ou edição de imagens profissionais.

Como escolher o modelo ideal para o meu perfil?
Para fazer uma boa escolha é preciso entender primeiro quais atividades serão desempenhadas com o novo modelo de notebook. Você vai usar o equipamento para assistir séries, navegar na internet e utilizar os editores de texto mais comuns? Caso a resposta seja sim, o computador não precisa vir equipado com uma memória tão grande, já que sua utilização não exigirá tanto espaço para armazenamento.
Se sua intenção é carregar o seu notebook facilmente para qualquer lugar, na mochila ou na bolsa, considere priorizar o design e o peso do produto.
Se você for um profissional e precisa utilizar o computador para edição de imagens pesadas, considere um equipamento com boa capacidade de processamento, além de uma tela de última geração. Assim, você aproveita ao máximo seu produto e consegue trabalhar bem com softwares de edição de imagens e vídeos, sem travar durante o seu uso.
Vamos te ajudar a escolher o modelo de notebook ideal para o seu perfil de consumidor. Logo abaixo, preparamos um checklist das principais características que precisam ser observadas:
1. Defina seu estilo:
Você é aquele usuário que, além de portabilidade, gosta de um notebook moderno, com bordas finais e perfil mais minimalista ou você é mais tradicional e prioriza a capacidade de processamento do aparelho?
O mercado possui opção para os dois tipos de consumidores e nem sempre você vai encontrar todas estas características reunidas em um único aparelho. Por isso, defina suas prioridades.
2. Disco Rígido:
Antes de fazer sua aquisição, também é preciso entender quais as principais diferenças entre o HD e o SSD:
O Hard Disk Drive (HD) é o disco rígido tradicional, composto por partes móveis e mecânicas. A principal vantagem de notebooks com esta tecnologia é a maior capacidade de memória e o custo menos elevado, em relação ao SSD. No entanto, os HDs são mais lentos, tanto para escrever, quanto para ler dados. Em média, atingem velocidades de até 50 MB/s para escrita e 120 MB/s para leitura. Estes drives também são frágeis e podem danificar com certa facilidade.
Já os Solid State Drives (SSD) funcionam com componentes eletrônicos, tornando-os mais leves e mais econômicos, utilizando menos energia para rodar. Outra vantagem de adquirir um notebook com SSD, é a velocidade de processamento. Diferente dos HDs, os SSDs operam em torno de 500 MB/s, podendo chegar a até 7000 MB/s nos modelos mais modernos e mais caros.
No entanto, a desvantagem do SSD é seu custo, especialmente, se você precisa de um produto com alta capacidade de armazenamento.
Fique atento: computadores com HDs de 500 GB de armazenamento, são inferiores a máquinas equipadas com SSD de 128 ou 240 GB. Ainda que o primeiro modelo seja mais barato e pareça ter muito mais memória, sua capacidade é muito inferior e em alguns meses de uso, você já vai ter dor de cabeça com os travamentos e lentidão na hora de manusear o notebook.
Na hora de escolher, opte por notebooks com armazenamento SSD. Desembolsar um pouco mais de dinheiro, pode compensar pela capacidade superior de desempenho oferecida pela tecnologia.
3. Memória RAM
A memória RAM é aquela utilizada pelo notebook para armazenar os dados temporários. Computadores mais modernos são vendidos com 8 ou 16 GB de capacidade. No entanto, você também pode encontrar os modelos com 4 GB, com custo um pouco menor. Notebooks com 8 GB ou mais de RAM garantem um desempenho mais adequado e oferecem menos problemas com velocidade. Se você utiliza editores de vídeos e games, considere optar por mais memória para evitar problemas com lentidão.
4. Bateria
O consumo da bateria está diretamente ligado ao tamanho do processador e ao tempo de uso. Verifique nas especificações do produto, quanto tempo o computador aguenta com carga fora da tomada. As novas gerações de notebooks são acompanhados de baterias mais potentes, no entanto, a maioria deles precisa de carga com algumas horas de uso.
5. Conectividade
Alguns equipamentos possuem mais entradas, outros menos. Avalie qual a sua necessidade de portas USB para conectar seus componentes externos, como mouse sem fio e teclado ou outros acessórios. Observe também se o PC possui entrada HDMI e portas USB-C para conectar alguns dispositivos mais modernos.
6. Preço
O preço, na maioria das vezes, é um fator que restringe um pouco a sua escolha. No Brasil, boas máquinas possuem um preço bem elevado. Por isso, nosso conselho é avaliar quais as características são mais importantes na escolha do seu produto.

Leia também: 7 vantagens ao comprar um notebook
Conclusão:
Agora que você já conhece quais são as principais características que precisam ser observadas na hora de comprar um notebook novo, fica mais fácil de fazer a escolha certa. Lembre-se que primeiro você precisa definir o seu perfil de utilização. Assim, você consegue optar pelos componentes de hardware mais adequados ao seu uso.
Você também pode fazer uma formatação no seu notebook e utilizar seu equipamento por mais tempo, assim como fazer outros reparos ou substituir peças para aumentar a vida útil do seu produto. Caso queira repaginar seu equipamento e economizar, clique aqui e converse com uma equipe especializada.
- O impacto da poeira na ventilação do seu notebook e como limpá-lo - 27 de novembro de 2023
- A importância da manutenção regular para prolongar a vida útil do seu notebook - 18 de novembro de 2023
- Como evitar danos acidentais ao seu notebook - 11 de novembro de 2023