Notebook e Macbook: Conserto, assistência técnica e Manutenção em brasília.

Blog DS Informática

Onde fazer manutenção de notebook?

Onde fazer manutenção de notebook
Guia de Conteúdo

Todos nós sabemos o quanto é importante fazer a manutenção do notebook. Mas, na maioria das vezes não sabemos como realizá-la corretamente.

Essas máquinas são ferramentas poderosas para desempenhar diversas tarefas e, por esse motivo, exigem alguns cuidados que garantam que elas funcionem bem durante muito tempo, como uma limpeza preventiva, por exemplo.

Os componentes do notebook, tendem a sofrer desgastes e a reduzir a qualidade com o uso frequente e, por serem carregados por seus usuários por todos os lados.

E uma das melhores alternativas para que seu notebook não falhe nos momentos que você mais precisa é a manutenção preventiva. Portanto, ela precisa ser feita com profissionais capacitados e de confiança.

Então, se você fizer a manutenção do seu notebook corretamente, com certeza, vai evitar esses problemas, além de prolongar a vida útil do aparelho. Confira!

Como fazer a manutenção de notebook?

Os-componentes-do-notebook-tendem-a-sofrer-desgastes-e-a-reduzir-a-qualidade-com-o-uso-frequente
Os componentes do notebook, tendem a sofrer desgastes e a reduzir a qualidade com o uso frequente. (Foto: Pixabay)


Uma adequada manutenção de notebook feita periodicamente, ajuda a prevenir o aparecimento de falhas no sistema e danos físicos no equipamento.

Com alguns simples cuidados, é possível garantir o bom funcionamento do notebook sem perdas de performance ou desgastes prematuros.

Veja como é simples realizar a manutenção do seu notebook, garantindo seu perfeito funcionamento.

1.     Cuide da tela do notebook

Cuide da tela ao fazer a manutenção do notebook, pois ela é uma peça muito sensível. Para fazer sua limpeza frequentemente, use um pano macio que não solte pelos ou fiapos.

Também é interessante que você evite tocá-la com os dedos, pois eles podem soltar sujeiras que provocam danos no monitor.

Se a tela do seu computador for sensível ao toque, é muito importante que você faça uso desta função somente quando for realmente necessário.

Importante: Lembre-se sempre de nunca repousar objetos sobre o notebook. Pois, o peso pode danificar o aparelho e ainda quebrar a tela.

2.     Limpe os componentes externos do notebook

Outra dica muito importante quando falamos de manutenção de notebook é limpar os componentes externos do notebook.

Ou seja, é ideal que você retire a sujeira e a poeira que se acumulam no exterior do notebook pelo menos a cada três meses.

Sempre retire a bateria e, separe os materiais que você vai precisar antes de iniciar a limpeza, como:

  •         Um pano que não solte fiapos;
  •         Uma lata de ar comprimido;
  •         Solução de limpeza.


Lembrando que você vai encontrar a solução de limpeza facilmente em lojas de aparelhos eletrônicos.

Mas, se preferir, você pode fazer a sua própria solução de limpeza, misturando água filtrada ou destilada e vinagre branco.

Então, borrife o ar comprimido nas portas e saídas de ventilação, entre as teclas e em outros lugares onde a poeira costuma acumular.

Mantenha a lata em pé e nunca a chacoalhe, pois, isso pode provocar explosões. A solução de limpeza deve primeiramente ser borrifada no pano e depois passada no revestimento do notebook, apenas dessa forma.

Não esqueça de limpar bem lugares como o teclado, a tela, por exemplo. Não use produtos químicos que não sejam específicos para aparelhos eletrônicos como água sanitária ou outros agentes de limpeza.

Pois, esses produtos possuem em sua composição propriedades que são capazes de danificar o acabamento do seu notebook.

3.     Substitua peças que estão danificadas

Outro cuidado importante ao fazer a manutenção do notebook, é verificar se tem parafusos soltos em toda estrutura do aparelho.

Caso tenha você deve apertá-los para evitar que as peças se soltem e quebrem. Substitua o teclado e outros componentes que não estejam funcionando mais.

Já a bateria, deve ser trocada quando você perceber que ela não apresenta a mesma durabilidade de antes.

Enfim, sempre prefira peças de qualidade no momento de fazer a substituição.

4.     Delete arquivos que não são utilizados

Delete arquivos temporários rodando o utilitário de limpeza do próprio Windows. Basta seguir os seguintes passos:

  •         Iniciar;
  •         Todos os programas;
  •         Acessórios;
  •         Ferramentas do sistema;
  •         Limpeza de discos.


Se você tiver dificuldade de encontrá-lo, veja na página de suporte do seu sistema operacional como ativar a função.

Lembrando que você também pode recorrer a programas disponíveis na internet, como o CCleaner, por exemplo, para fazer uma limpeza mais eficaz.

5.     Veja e corrija os erros do disco

Conferir o disco previne problemas desconhecidos, além de solucionar erros de leitura ou problemas relacionados ao armazenamento e, até mesmo de inicialização do sistema.

Os próprios sistemas operacionais possuem ferramentas que os verificam e os corrigem automaticamente.

Para isso, basta seguir as instruções informadas na tela. Essa é uma tarefa muito importante, pois, os erros de disco e setores deixam o acesso às informações lento e comprometem o desempenho do notebook.

6.     Mantenha o antivírus atualizado

Outro ponto muito importante no que diz respeito à manutenção de notebook, é que ter um bom antivírus instalado no computador não é suficiente. É extremamente necessário mantê-lo em constante atualização.

Também é recomendado escanear o computador uma vez por mês com uma ferramenta que combate vírus, garantindo que seu notebook fique livre de ameaças que podem estragá-lo.

7.     Evite o superaquecimento

Uma das principais razões dos danos nos processadores é o superaquecimento. Ele deve ser evitado. Use seu notebook sempre em superfícies planas ou em local arejado e faça uma limpeza frequente das saídas de ar.

Além disso, evite colocá-lo sobre tecidos ou almofadas, pois abafam a ventilação e provocam o aquecimento.

E para você que chegou até aqui, continue a leitura e confira a nossa dica principal, é porque não dizer a mais importante quando se fala de cuidados com o seu notebook.

Faça uma manutenção de notebook profissional

Uma-das-principais-razoes-dos-danos-nos-processadores-e-o-superaquecimento
Uma das principais razões dos danos nos processadores é o superaquecimento. (Foto: Pixabay)


Finalizando, se você também é daqueles que deseja ter um notebook funcionando por um bom tempo, a dica principal é:
faça uma manutenção de notebook profissional.

Ou seja, depois de realizar a manutenção do seu aparelho em casa, verifique se todos os danos apresentados foram sanados.

Mas, caso o problema do seu computador persista, chegou a hora de investir no trabalho de um bom profissional de informática.

E se você não tiver o conhecimento necessário, nunca em hipótese nenhuma, tente abrir o equipamento. Deixe isso nas mãos de um bom profissional.

Pois, o técnico, vai realizar técnicas e verificações, que são capazes de identificar o que causou o defeito ou o funcionamento incorreto.

Então, depois disso, ele saberá o que é necessário para resolver o problema.

Enfim, seguindo todos esses passos você consegue realizar uma excelente manutenção do notebook em casa, mas, na dúvida, procure um serviço de assistência técnica. Pode ser mais seguro.

Antes de levar o seu notebook para manutenção, não deixe de dar uma passadinha na DS Informática. Lá você vai encontrar uma equipe de profissionais treinados e altamente qualificados para melhor te atender e cuidar do seu notebook.

A DS Informática

Manutenção de Notebooks - DS Informática

Veja Também