Blog DS Informática

O que fazer quando o notebook está esquentando muito?

notebook-aquecendo
Guia de Conteúdo

Usar um notebook significa ter mais portabilidade e flexibilidade, mas também implica em ficar atento ao aquecimento da máquina. As carcaças desses equipamentos são feitas para aguentar a temperatura, mas o excesso de calor pode danificar seus componentes internos.

Então, é importante tomar alguns cuidados e prevenir problemas mais graves no futuro. Neste artigo, nós vamos abordar os principais cuidados e soluções técnicas que podem ajudar a prevenir o aquecimento excessivo do notebook e prolongar sua vida útil.

O que pode causar o aquecimento do notebook?

O aquecimento do notebook é um problema comum que pode ter várias causas, como falhas de hardware, desatualização de software ou até mesmo programas demandando mais energia do que o normal. Por isso é importante conhecer quais são as principais causas, a fim de evitar que seu computador fique inutilizado.

Quando esse calor em excesso começa a ser um problema, pode ser devido a falhas de hardware, como placas de vídeo desatualizadas, HDs e memórias RAM defeituosas ou ausentes. Por outro lado, problemas relacionados a softwares, como antivírus, navegadores e aplicativos, também podem levar ao superaquecimento.

Além disso, arquivos grandes em execução, sobretudo os jogos, também são motivos bem comuns para que esse problema ocorra.

seguindo-os-conselhos-desse-artigo-voce-consegue-prolongar-a-vida-util-do-notebook
Seguindo os conselhos deste artigo, é possível prolongar a vida útil do notebook e evitar danos desagradáveis. (Foto: Envato Elements)

Para evitar que o superaquecimento da sua máquina se torne um problema, você precisa manter o hardware atualizado, além de instalar os programas mais recentes para garantir que eles sejam otimizados para a versão mais atual do sistema operacional.

Também é aconselhável usar uma boa máquina de ventilação para ajudar a refrescar os componentes e manter baixas temperaturas. 

Por que cuidar do calor do notebook é importante?

É fato que o calor produzido pelas máquinas modernas, como os notebooks, é normal e não causa nenhum dano. Porém, quando o notebook começa a esquentar demais é um enorme motivo de preocupação.

O superaquecimento é perigoso, pois pode resultar em danos aos componentes internos e, às vezes, até mesmo a perda de dados. Por isso, é importante tomar as medidas adequadas para cuidar do calor em excesso, reduzindo o risco de danos.

Seguindo os conselhos deste artigo, é possível prolongar a vida útil do notebook e evitar danos desagradáveis.

Minha bateria está sendo afetada pelo calor do notebook?

Quando o calor do seu notebook aumenta rapidamente, você pode se perguntar: minha bateria está sendo afetada? Se isso acontecer frequentemente, então a resposta é sim! O superaquecimento pode reduzir a vida útil da bateria.

Causas comuns de superaquecimento em notebooks

Dentre as causas mais comuns de superaquecimento, podemos destacar como sendo as principais:

Hardware danificado

Uma das principais causas de superaquecimento em notebooks é a deterioração dos componentes de hardware. O arrefecimento dos computadores portáteis depende de sistemas de ventilação internos (possivelmente com ventoinha) para manter o equipamento em funcionamento.

Se o hardware estiver danificado ou desgastado, a ventilação e o arrefecimento tornam-se insuficientes, dando origem ao superaquecimento, que pode resultar em erros inesperados, desligamento repentino, perda de dados e potenciais danos ao equipamento.

Os sintomas de hardware danificado podem incluir ventoinhas com muito ruído, ar quente sendo expelido pela saída de ventilação ou superaquecimento da base do computador. Se você detectar tais indicações, recomenda-se que faça manutenção preventiva imediatamente para evitar danos maiores.

Configurações incorretas do sistema operacional

Se o usuário não configurar corretamente o seu sistema operacional, o superaquecimento pode ocorrer quando o computador estiver em uso. Isso pode acontecer devido à ausência de drivers adequados, atualizações de sistema inadequadas ou até mesmo configurações incorretas do Sistema Operacional.

Aplicativos rodando em segundo plano

Embora haja muitas razões que possam causar o superaquecimento dos notebooks, alguns dos principais motivos são os aplicativos que ficam rodando em segundo plano. Se não monitorarmos os aplicativos e os serviços que estão sendo executados, eles podem criar um grande impacto no seu processador, sobrecarregando o processamento e aumentando a temperatura da sua máquina.

Se você estiver tendo problemas com o superaquecimento do seu notebook, é importante verificar se há aplicativos que estão sendo executados desnecessariamente.

Poluição eletrônica

A poluição eletrônica é uma causa comum deste problema, pois o acúmulo de lixo eletrônico impede que o notebook desabilite adequadamente, causando assim o superaquecimento.

O uso excessivo de aplicativos e jogos em notebooks pode também contribuir para o aquecimento, assim como o mau funcionamento de sua ventoinha.

se-voce-detectar-um-dos-sintomas-faca-uma-manutencao-preventiva
Se você detectar um dos sintomas, recomenda-se que faça manutenção preventiva imediatamente para evitar danos maiores. (Foto: Envato Elements)

A relação entre limpeza do notebook e o superaquecimento

Limpar o notebook regularmente é uma etapa essencial para garantir que ele não sofra superaquecimento.

Remover poeira e outras impurezas é essencial para garantir que os componentes internos sejam resfriados adequadamente e que o desempenho do computador permaneça positivo.

Dessa forma, o usuário pode aproveitar sua máquina sem ter que lidar com esse tipo de problema.

5 passos que poderão ajudar:

 

1 – Verifique se há sujeira no notebook;
2 – Verifique se as ventoinhas estão funcionando adequadamente;
3 – Reduza a quantidade de programas que estão sendo executados simultaneamente;
4 – Instale um programa para monitorar a temperatura; e
5 – Coloque o notebook em um local fresco e arejado.

 

Procure um especialista

Como vimos, existem algumas ações que você pode tomar quando ocorre o superaquecimento do seu notebook. No entanto, se o problema persistir, é melhor levar o notebook para um técnico qualificado para verificar se há algo errado com o hardware.

Entre em contato com a DS Informática e livre-se do problema de superaquecimento da sua máquina!

Avaliação post
dsinformatica

A DS Informática

Manutenção de Notebooks - DS Informática

Veja Também