Notebook e Macbook: Conserto, assistência técnica e Manutenção em brasília.

Blog DS Informática

Notebook bom para trabalhar e estudar

foto-destaque
Guia de Conteúdo

A consolidação do home office e o aumento na oferta de cursos online trouxe a necessidade de termos um notebook adequado para fazer todas as nossas tarefas, sejam elas de estudo ou de trabalho. Por isso, ter um computador com boa capacidade de processamento, uma boa tela e uma webcam de qualidade é indispensável. No entanto, são tantas opções de marcas e modelos no mercado, que fazer a escolha certa pode ser um desafio.

Se você precisa de um notebook novo e não sabe por onde começar, continue lendo este artigo. Nele, nós vamos te ensinar a buscar o notebook mais adequado para a sua necessidade.

Qual a finalidade do notebook?

Você busca um notebook para assistir suas séries favoritas na Netflix, ler alguns documentos da escola ou faculdade, elaborar apresentações de slide? Ou você precisa de um computador para fazer reuniões diárias, editar planilhas, imagens e vídeos? Essas são algumas das perguntas que você deve fazer antes de começar a pesquisar os modelos de notebooks no mercado.

Existem muitas marcas e modelos, alguns mais direcionados a estudantes, outros mais preparados para trabalhos corporativos. Há os computadores que são fabricados com bons componentes de hardware, priorizando a capacidade de memória e processamento. Em contrapartida, outros fabricantes focam em design, bateria e peso, indicados àquelas pessoas que precisam de versatilidade no dia a dia, na hora de carregar o note na mochila ou bolsa.

Dificilmente você vai encontrar todas essas características em um único notebook. Por isso, a importância de definir quais são as suas prioridades.

Para você conseguir escolher melhor seu notebook, vamos te explicar os principais componentes que fazem a sua máquina rodar de forma eficiente:

o-processador-e-o-cerebro-da-maquina-responsavel-por-interagir-com-os-programas-e-facilitar-sua-execucao-de-maneira-fluida
O processador é o “cérebro” da máquina, responsável por interagir com os programas e facilitar sua execução de maneira fluída. (Foto: Envato Elements)

Leia também: Assistência técnica de notebook perto de mim

Processador: o processador ou a CPU é o equipamento responsável por calcular todas as tarefas do notebook e executá-las de forma fluida. É o “cérebro” da máquina, capaz de interagir com os programas e permitir que a execução dos mesmos aconteça de forma simultânea.

Portanto, quando você abre muitos programas e o sistema começa a apresentar lentidão, pode ser que o processador não esteja dando conta de tanta informação. Por isso, a importância de olhar com atenção para este quesito ao adquirir o seu produto.

O processador é composto por bilhões de transistores, inserido na placa mãe, onde se conectam todos os demais componentes de um computador.

Se o seu objetivo é adquirir um notebook mais básico com um processador de entrada, o Intel Core i3 é uma boa pedida. Quando associado com outros componentes, ele vai rodar os programas básicos, sem engasgos. Este modelo é fabricado com as inovações mais recentes, atendendo a maioria dos perfis de usuários.

Depois temos os Intel Core i5, que ficam no meio termo e já são mais superiores que os citados anteriormente. Com ele é possível rodar a maioria dos programas e exigir um pouco mais de processamento. Também é possível assistir filmes e séries sem grandes problemas, assim como encarar alguns jogos com gráficos mais leves.

Agora, se você precisa rodar programas mais pesados, trabalha com edição de imagens e vídeos e também utiliza o computador para jogos, o ideal é buscar laptops equipados com o Intel Core i9 ou o AMD Ryzen Threadripper 3970X, dois processadores de alto desempenho.

Nesses casos, prepare o bolso, ambos acompanham um conjunto de componentes mais premium, tornando o notebook mais caro.

se-o-seu-objetivo-e-adquirir-um-notebook-mais-basico-com-um-bom-processador-de-entrada-o-intel-core-i3-e-uma-boa-pedida
Se o seu objetivo é adquirir um notebook mais básico com um bom processador de entrada, o Intel Core i3 é uma boa pedida. (Foto: Envato Elements)

Armazenamento: é outro componente que faz bastante diferença. É a peça responsável por armazenar todos os nossos documentos. Além dos conhecidos HDs, mais populares e com preço menor, atualmente há os notebooks equipados com os SSDs.

Os SSDs possuem capacidade de armazenamento menor, no entanto, são mais velozes e entregam mais com menos, ou seja, mesmo possuindo menos espaço, conseguem abrir programas e arquivos de forma mais rápida. Os SSDs são mais caros, mas valem o investimento.

Tanto para trabalho, como para estudo, optar por laptops com SSD são escolhas mais acertadas.

Webcam: Alguns notebooks vêm equipados com SSD e um bom processador, no entanto, pecam na qualidade da webcam. Outros, trazem uma webcam com boa resolução, mas deixam a desejar neste quesito.

Notebooks com webcams em resolução HD ou Full HD são as opções mais adequadas para quem faz reuniões online ou participa de aulas virtuais. Busque computadores que tragam uma boa webcam. Em últimos casos, é possível adquirir o acessório separadamente.

Tela: a qualidade de imagem também é um ponto bastante valorizado. Telas com resolução Full HD já atendem a maioria dos perfis. Este é um dos quesitos que encarece bastante o produto, mas dê uma atenção especial para isto, de acordo com a sua necessidade.

Leia também: 7 vantagens ao comprar um notebook

Conclusão:

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os principais componentes dos notebooks, fica mais fácil escolher um de acordo com o seu perfil. Se a principal utilidade for para estudo, você pode optar por um notebook com processador Intel Core i3, armazenamento via SSD, uma webcam com resolução HD e uma tela Full HD.

Caso seu objetivo seja trabalhar com editores de imagem e vídeo, dê uma atenção especial ao processador: o Intel Core I9 ou o AMD Ryzen Threadripper 3970X são excelentes opções.

Quer saber se é possível substituir algum dos itens do seu computador atual para deixá-lo mais rápido e prolongar a vida útil do mesmo, clique aqui e converse com uma equipe especializada!

A DS Informática

Manutenção de Notebooks - DS Informática

Veja Também