Notebook e Macbook: Conserto, assistência técnica e Manutenção em brasília.

Blog DS Informática

Arquivos seguros: Aprenda 4 formas de suas informações

Arquivos seguros: aprenda formas de proteger suas informações.
Guia de Conteúdo

Com a popularização da internet e o acesso mais difundido, podemos notar um aumento no compartilhamento de arquivos, por ter se tornado mais acessível.

Estima-se que em 2022 foram gerados em torno de 40 Trilhões de gigabytes de dados. No entanto, isso significa que o risco de vazamento de informações confidenciais também aumentou.

Por isso, é crucial tomar algumas precauções para manter seus arquivos seguros. Nós da DS Informática sempre nos preocupamos com a sua segurança e separamos quatro das mais variadas formas de manter seus arquivos seguros.

Dispositivos atualizados são mais seguros por normalmente terem os mais atuais pacotes de segurança
Manter todos os dispositivos atualizados é crucial para a segurança dos seus arquivos. (Foto: Envato Elements)

A importância de manter seus arquivos seguros

A segurança dos arquivos é vital para evitar o vazamento de informações importantes, seja no meio empresarial ou pessoal, não devemos descuidar desse quesito.

 Para evitar riscos à segurança e maximizar a proteção, há diversas formas de você garantir que seus arquivos estarão seguros.

Algumas formas:

  • Criptografia;
  • Autenticação de usuário;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Backups recorrentes;
  • Manter os dispositivos atualizados;
  • Softwares de proteção de dados.

 

Crie backups regulares

Construir backups regulares é a melhor forma de se proteger contra a perda de arquivos pessoais, consiste em criar uma cópia dos arquivos mais importantes do seu dispositivo.

O ideal é armazenar essa cópia em outro lugar, seja fisicamente em um unidade externa, como pen drives ou HDs, também podemos contar com ótimos serviços de armazenamentos em nuvem.

Caso haja problema com o disco rígido ou com o seu dispositivo, as informações tão preciosas e arquivos pessoais estarão seguros. Assim você pode ter a certeza de que não perderá nada, mesmo que o dispositivo venha a falhar.

Essa, sem dúvidas, é a melhor forma para evitar que você perca seus arquivos, porém não os protege dos vazamentos de arquivos.

Use um software de proteção de dados

Sempre possuímos arquivos que, para nós, são valiosos. E, é crucial que eles estejam seguros. Uma maneira de proteger seus arquivos pessoais é usando softwares de proteção de dados.

Eles podem ajudá-lo a criptografar, compactar e transferir os arquivos de maneira segura para que você sempre mantenha a segurança de seus dados. Com esses softwares, você terá a certeza de que seus arquivos não caiam em mãos erradas.

Mantenha seus dispositivos atualizados

Manter seus dispositivos atualizados é especialmente crucial para a segurança dos seus arquivos. Isso significa que se você tem um tablet, smartphone, computador e qualquer dispositivo que possui dados importantes, será essencial se certificar de que todos eles estão atualizados e contêm os mais recentes pacotes de segurança.

Certifique-se também de atualizar os sistemas operacionais, pois sempre contém atualizações de segurança que o seu dispositivo necessita, vale lembrar também de sempre verificar manualmente se todos estão com as versões mais recentes.

Mantenha suas senhas em um local seguro.
Evite anotar suas senhas ou mantê-las próximas do computador, salve em um local seguro. (Foto: Envato Elements)

Utilize senhas fortes e únicas

Após seguir todos os passos anteriores, chegamos no mais valoroso. Manter seus arquivos seguros significa também usar senhas fortes e únicas, e se possível, para cada um dos serviços e login que você usa.

Uma senha forte deve conter letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. Ideal também que não seja algo muito fácil de descobrir, como o seu nome e idade, por exemplo.

Não se esqueça de usar uma senha diferente para cada conta, pois isso vai garantir que caso um invasor tenha acesso a uma conta, não consiga acessar as outras. Senhas muito comuns também costumam ser quebradas facilmente, existem alguns sites com listas de senhas já descobertas.

Também é recomendável que você salve suas senhas em um local seguro, em vez de anotá-las ou mantê-las perto do computador.

Backups físicos sempre são alternativas excelentes para manter uma cópia dos arquivos mais importantes
Manter backups regulares garante sempre uma cópia dos arquivos mais importantes. (Foto: Envato Elements)

Procure um especialista

Como vimos, existem diversas maneiras de proteger nossos arquivos pessoais, algumas delas são apenas precauções e cuidados que devemos ter ao criar uma senha e onde salvá-las.

Porém, algumas podem ser um pouco mais complicadas, como fazer um backup físico e instalar um ou mais softwares específicos. Caso tenha dúvidas, o melhor a se fazer é levar o seu dispositivo para um técnico qualificado efetuar as modificações necessárias.

 

Entre em contato com a DS Informática e tenha sempre a segurança de seus dados garantidos.

A DS Informática

Manutenção de Notebooks - DS Informática

Veja Também